NOTÍCIAS

Dicas para a compra do prato ideal!

19/04/2017

O assunto de hoje pode parecer dizer respeito a algo "tão básico", mas envolve a consumação do sonho dos bateristas, especialmente os Zildjian-maníacos: a concepção do Set de Pratos do seu Drum-Kit!

Independente da fase em que esse processo esteja: seja na aquisição a partir do zero - através do primeiro Kit ou montagem por pratos selecionados - upgrade no set com adição de um novo elemento... enfim, a compra dos pratos é uma decisão muito pessoal, muitas vezes deve-se adaptar a proposta que você toca e escolher o prato certo, e não é uma tarefa fácil como parece.

A Zildjian® oferece pratos para cada estilo de música, e dentro de cada família e linha, você com certeza encontrará o modelo ideal para o seu som! Para ajudá-lo na sua escolha de um novo prato, você confere abaixo as dicas de Paul Francis "Diretor de Pesquisas & Desenvolvimento" da mais conceituada marca de pratos do mundo, a Zildjian®. Com seus 28 anos de experiência, Paul testou centenas de pratos e suas habilidades foram adquiridas ao trabalhar com o Sr. Armand Zildian e Leon Chiappini  ajudando artistas a encontrar seu som, e hoje Paul oferece todo o seu conhecimento para você encontrar o seu também!

Para ter certeza que você ficará feliz com sua próxima aquisição de prato, convidamos Paul a visitar uma loja especializada e ouvimos suas dicas sobre a melhor maneira de comprar o seu próximo prato Zildjian®.

1. Saiba o que você quer antes de chegar à loja... ou pelo menos tenha alguma idéia em mente:
Uma das dicas mais importantes para a compra de pratos, é saber o que você quer antes de chegar a loja. É um prato Ride ou um Crash? O modelo e a família? O acabamento? Faça sua escolha primeiro pelo site www.zildjian.com.br, consulte todas as fontes possíveis... Uma dica válida é visitar o nosso canal no YouTube para assistir vídeos e tentar selecionar algumas opções entre linhas, modelos, dicas... Em seguida, verifique com o revendedor Zildjian® de sua preferência e veja o que eles têm de prato(s) disponíveis em estoque. Crie um bom relacionamento com o especialista da loja e converse com ele sobre os sons que você procura.

Lembre-se também de escolher um prato para o estilo de música que você está tocando. Ter a "ferramenta" certa para o trabalho, por assim dizer, fará uma grande diferença e garante se o seu prato vai durar de maneira adequada ao que sua performance necessita. Você é um baterista que exige um prato versátil, que abrange uma ampla gama de estilos musicais? Ou você é um baterista mais especializado à procura de sons para um gênero em particular? Ter uma compreensão do papel de um prato em sua música é importante. Se mesmo assim você continuar com dúvidas, fale novamente com o especialista da loja ou entre em contato com o SAC Zildjian® e obtenha mais informações sobre as linhas e modelos que melhor se adequem às suas necessidades.

2. Leve seus próprios pratos para comparação:
Sempre que possível, leve o seu setup para a loja. É essencial você evitar escolher um prato que soe muito semelhante aos que você já está usando no momento... Bateristas tem uma tendência natural em selecionar um setup onde todos os pratos soam parecidos. Mantenha seus ouvidos abertos a novos sons e cores!

Por exemplo: Se você já tiver um Crash com um som mais agudo, procure começar a testar Crashes de diâmetro maiores. Se você é um baterista que normalmente prefere um som mais brilhante como os da série A Zildjian®, experimente os de sonoridades mais densas e fechadas como os da série K Zildjian® ou K Custom. Se você preferir sons mais controlados como K Constantinople ou Kerope, tente um som mais amplo, e mais definido como as linhas A Zildjian® ou A Custom.

Através da experiência com diferentes sons e contrastes, você poderá expandir sua gama de dinâmicas e a aumentar a profundidade de possibilidades de configurações no seu set. Isso lhe dará mais opções de sonoridades/expressões ao tocar. Pense em seu setup como uma pintura onde você quer cores diferentes!

Levar os pratos que você já está usando vai garantir que o novo modelo vai acrescentar muito mais adequadamente a sua configuração.

3. Teste com uma baqueta mais pesada... e leve as baquetas que você sempre usa.
Ao testar pratos, use baquetas de medidas mais pesadas como as 5A ou 5B. Baquetas mais pesadas ajudam a obter a vibração do metal mais próximo do seu máximo, e ao ouvir o som você saberá realmente o que prato vai fazer por você ou não.

Uma vez que você fez suas escolhas, é interessante você usar o seu modelo de baquetas preferido para tocá-los, especialmente ao sentar em um kit completo. Isto permitirá que você toque e ouça o prato da maneira similar a sua pegada, e junto aos pratos que você já tem no setup.

4. Leve um amigo baterista com você:
Procure sempre ter um amigo baterista que esteja disposto a acompanhá-lo, leve-o junto e peça para ele tocar em todos os pratos que você considere candidatos em potencial a serem adquiridos. Se no pior das hipóteses, um amigo não estiver disponível, peça ao especialista da loja para lhe dar uma mão... É importante que você toque em todas as regiões do prato: explore a cúpula, o chamado "pescoço" - que é o meio do prato, e as bordas... tudo para ter uma idéia clara do timbre do prato, projeção e etc. As sutilezas fazem toda a diferença do seu som!

5. Atente-se para o local na loja onde seus pratos serão testados, isso influência muito:
Um prato soará diferente tocado em um display, em uma sala de pratos, ou um kit diretamente no chão. Depois de encontrar o prato que você está interessado em testar, pergunte se você pode tirá-lo do display para experimentá-lo em uma estante de pratos semelhantes aos do seu kit. Se a loja tiver uma sala reservada para testes, peça montá-los na disposição que você se sente mais familiar e diretamente em um set de bateria.

E claro, apenas respeite o volume - tenha em mente que está apenas testando pratos para possível compra e não como se você estivesse em um show!

6. Adicione diferentes opções de sonoridades e tonalidades harmônicas à sua configuração:
As vezes você só precisa de um "algo a mais". E fugir da mesmice e buscar opções um pouco "diferente" é um excelente começo! Se você já tem uma boa quantidade de pratos Crash, tente adicionar um Splash ou modelos menos tradicionais como os Chinas e demais pratos Special FX para quebrada na sua zona de conforto e quem sabe chacoalhar as possibilidades do seu set de pratos. Um modelo de prato China da série A ou EFX, pode adicionar um som mais explosivo e gritante, ou talvez um Splash pode lhe oferecer uma sonoridade mais corante, rápida e brilhante.

E por fim, confie sempre nos seus ouvidos! Com tantas excelentes opções de pratos Zildjian® disponíveis, pode deixar os bateristas se sentindo inseguros sobre qual(is) modelo(s) exatamente deverão escolher. Quando o assunto é selecionar o seu mais novo instrumento, você pode simplificar as coisas voltando a uma ideia básica: "Isso soa bem!" Deixe seus ouvidos serem seu guia e divirta-se!

Esperamos que essas dicas venham a ser úteis na próxima vez que você for comprar seu(s) mais novo(s) prato(s)! =]

Nossos agradecimentos especiais a Peter Volpe e Greg Settino da South Shore Music pelo espaço cedido e no talento emprestado na produção dos vídeos dessa matéria.

Mais informações sobre toda linha de produtos disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Zildjian® no Brasil.

Curta & Compartilhe nas redes sociais:
Imprimir o artigo Enviar por e-mail
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.
Últimas Notícias
• 18/10/2017 Confira as novidades que a Audio-Technica® apresentou na Expomusic 2017!
• 18/10/2017 A KORG® e os destaques apresentados durante a Expomusic 2017!
• 18/10/2017 As novidades que a Zildjian® apresentou na Expomusic 2017!
• 18/10/2017 As novidades que apresentamos em nosso estande na Expomusic 2017!
• 02/10/2017 A Zildjian® em contagem regressiva para a Expomusic 2017!
• 02/10/2017 Confira as novidades que estarão no estande da Fender® na Expomusic 2017.
• 02/10/2017 A KORG® apresenta os destaques e lhe convida para a Expomusic 2017!
• 02/10/2017 A Audio-Technica® apresenta suas novidades na Expomusic 2017!

+ notícias

Últimas do Twitter

PRIDE TV

Últimos vídeos enviados ao canal Fender® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal KORG® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Zildjian® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal VOX® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Gretsch® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Jackson® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal EVH® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Neutrik® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Audio-Technica®

SIGA NOSSAS MARCAS