NOTÍCIAS

A história da Telecaster® - Parte 2.

04/05/2017

Semana passada iniciamos um especial contando a história da Telecaster® desde seus primórdios, no início da década de 50. Você pode conferir a primeira parte da matéria clicando aqui.

A Telecaster®, sem dúvidas, foi criada na época certa - junto com a explosão do rock 'n roll e a cultura jovem americana que ressurgia depois da Segunda Guerra Mundial.

Mas no começo da década de 60, o rumo do rock 'n roll começou a tomar outra direção: Elvis Presley tinha largado sua carreira como músico para alistar-se no exército americano, Little Richard trocou o piano pela igreja e tornou-se pastor, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry e Alan Freed desapareceram em meios a escândalos e Eddie Cochran morreu em um acidente de carro em 1960. O rock e a guitarra elétrica estavam passando por maus bocados.

A salvação veio do outro lado do oceano, no Reino Unido, com a explosão do gênero em pubs e bandas de garagem. Muitos meninos da região estavam absorvendo a música que chegava dos Estados Unidos através dos riffs de James Burton, Chuck Berry e Scotty Moore. Alguns desses meninos eram Keith Richards, George Harrison, Jeff Beck, Eric Clapton, Pete Townshend, David Gilmour e Andy Summers que, tempos depois, seriam responsáveis pelo ressurgimento do rock no mundo.

Voltando aos Estados Unidos, as outras guitarras criadas pela Fender® como a Stratocaster® (de 1954) e a JazzMaster® (em 1958) ganhavam notoriedade acompanhando músicos de surf music como Dick Dale, Beach Boys e Ventures. A Telecaster® nessa época ganhou uma nova identidade nas mãos de Joe Messina, guitarrista da Motown, e de Buck Owens - que revolucionou a música country com a sua Telecaster® nas mãos.

Buck Owens:

Na mesma época, os Beatles estouravam pelo mundo e começaram um caminho sem volta no uso das guitarras elétricas. Foi a época em que a Fender® chegou com mais força à Inglaterra.

Em julho de 1964 uma banda britânica recém-criada chamada Yardbirds apareceu no programa televisivo Go Tell It On The Montain e seu guitarrista, um até então desconhecido Eric Clapton, apareceu tocando com uma Telecaster®, como você pode conferir abaixo:

Yardbirds - Louise:

Mas nenhum período sintetizou a versatilidade da Telecaster® como foi 1967. Muddy Waters tocou com a sua Telecaster® no álbum Super Blues, com Bo Diddley e Little Walter. Em Londres, no mesmo ano, Paul McCartney usou uma Esquire (modelo muito similar a Telecaster® com apenas um pick-up na ponte) para fazer algumas faixas em Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e no mesmo prédio, no Abbey Road Studios, Syd Barrett usava sua Esquire e sua Telecaster® para gravar o primeiro álbum do Pink Floyd, The Piper at the Gates of Dawn.


Beatles no período de lançamento do Sgt. Pepper's Lonely, em 1967 (Foto: Reprodução)

Dois notáveis desenvolvimentos técnicos também foram criados nessa mesma época. Primeiro a Fender® (que, a partir do ano de 1965, foi vendida para a CBS) reconfigurou a chave seletora dos captadores de três posições (captador da ponte/ambos captadores/captador do braço) e, junto com os músicos Gene Parsons e Clarence White (integrantes do The Byrds), também criaram a Parsons/White String Pull, que, tempos depois, se chamaria B-Bender.

Em 1968, outras intervenções técnicas e artísticas foram feitas no modelo: o luthier alemão Roger Rossmeisl, cuja participação na criação da Rickenbacker foi essencial e muito significativa, praticamente "cavou" o corpo sólido da Telecaster® transformando-a numa guitarra chamada Telecaster® Thinline, que, inclusive, encontra-se em linha (e disponível no Brasil).

Artisticamente, a Telecaster® também fez parte de dois álbuns muito importantes da época: Black Claw & Country Fever, do guitarrista Albert Lee (que tempos depois tornaria-se conhecido como Mr. Telecaster) e Led Zeppelin, álbum de lançamento da banda homônima, nas mãos de Jimmy Page (curiosidade: a guitarra foi dada de presente à Page por Jeff Beck).

Led Zeppelin - Dazed and Confused:

Apesar de todas as aparições artísticas da Telecaster® na década de 60, nenhuma delas sintetizou tão bem o modelo como os Beatles & George Harrison.

George Harrison recebeu de presente uma Telecaster® Rosewood construída pelo luthier Philip Kubicki e usou o instrumento na gravação do álbum Let it Be e no último show da banda, como você pode conferir no vídeo abaixo:

Beatles - Don’t Let Me Down:

Aliás, a Fender® relançou essa Telecaster em 2016 e nós da Fender® Brasil recebemos uma das cem unidades produzidas e que pertence ao acervo para Eventos, Road Tour, Fender Day, Expomusic, etc.

Para saber mais sobre a história do instrumento, leia nosso especial sobre ela.


George Harrison e sua Telecaster® (Foto: Reprodução)

Semana que vem voltaremos com a parte 3 do especial, falando sobre a década de 70 e 80. Não perca!

Mais informações sobre toda linha de produtos disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Fender® no Brasil.

Curta & Compartilhe nas redes sociais:
Imprimir o artigo Enviar por e-mail
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.
Últimas Notícias
• 25/07/2017 A VOX® celebra seu 60º aniversário e apresenta lançamentos especiais!
• 19/07/2017 Os cinco Podcasts mais ouvidos pelos bateristas!
• 11/07/2017 Fender® Play: Toque sua primeira música em minutos!
• 07/07/2017 Confira o que rolou nas Master Classes Zildjian® com Aaron Spears.
• 28/06/2017 Fender® IEM: por que usar? Conheça todos o modelos
• 21/06/2017 Dicas para afinar sua bateria, por artistas da Zildjian® Brasil!
• 20/06/2017 Fender® IEM: os monitores In-Ear profissionais e a sua importância.
• 13/06/2017 Pride Music e Audio-Technica® na Church Tech Expo 2017.

+ notícias

Últimas do Twitter

PRIDE TV

Últimos vídeos enviados ao canal Fender® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal KORG® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Zildjian® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal VOX® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Gretsch® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Jackson® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal EVH® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Neutrik® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Audio-Technica®

SIGA NOSSAS MARCAS