NOTÍCIAS

A história da Telecaster® - Final.

11/05/2017

A Telecaster® ao lado da Stratocaster® construíram a história da música entre as décadas.

Para homenagear o aniversário de criação do modelo, que foi concebido em 1951, contamos sua história através de acontecimentos marcantes com sua participação. Você pode conferir o começo da matéria clicando aqui e aqui para ser direcionado à segunda parte.


Elvis Presley e James Burton (Foto: Reprodução)

Os anos 70 começaram bem para a Telecaster®. O aclamado guitarrista James Burton havia acabado de entrar para a banda de Elvis Presley e sua guitarra - uma Telecaster® vermelha - começava a ganhar notoriedade mundial ao lado do rei do rock. Tempos depois, Burton trocou sua guitarra vermelha por uma Telecaster® Paisley que, futuramente, seria conhecida como sua marca registrada.

Outro músico responsável pela popularidade do modelo no início da década de 70 foi Roy Buchanan, que tocava com uma Telecaster® que ele havia apelidado carinhosamente de Nancy. Um artigo escrito por Tom Zito para o Washington Post em 1971 afirmou que Roy Buchanan tocava com o que seria "a melhor guitarra do mundo".

A Fender® nessa época continuou suas experimentações no modelo Telecaster®, substituindo, pela primeira vez, os captadores single-coil pelos humbucker. Esses captadores Wide Range foram criados por Seth Lover - o criador dos captadores com cancelamento de ruído produzidos pela Gibson em meados dos anos 50 - o famoso PAF.

Já no Reino Unido, Keith Richards, guitarrista do Rolling Stones, havia recém-adquirido uma Telecaster® 1953 na cor Butterscotch Blonde que, tempos depois, se tornaria sua guitarra número um. Ele fez algumas alterações no modelo original, instalando um captador PAF no braço e uma ponte com seis saddles, excluindo o saddle da corda mi (grave), em função da sua preferência por utilizar afinação "sol aberto" com cinco cordas. Essa guitarra ganhou o apelido de Micawber.


Keith Richards com a sua Telecaster®, apelidada de Micawber (Foto: Fender.com)

Keith Richards, inclusive, tornou-se uma referência no uso de Telecaster® nos anos 70, adquirindo outros modelos de outras épocas como uma de 1954 (apelidada de Malcolm) e uma de 1966 (apelidada de Sonny). Até hoje Richards sempre toca com uma Telecaster® em boa parte dos shows dos Rolling Stones.

Rolling Stones - Paint it Black:

Não podemos esquecer também que nessa mesma época, o Led Zeppelin lançava o que viria a ser um dos maiores hinos do rock: a música Stairway to Heaven, que foi gravada com uma Telecaster® modelo 1958 pelas mãos de Jimmy Page.


Jimmy Page e sua Telecaster® (Foto: Reprodução)

Voltando ao "laboratório" da Fender®, as inovações na Telecaster® continuaram: uma das mudanças mais importantes dessa época foi substituir o captador single do braço para um captador humbucker. Como a inclusão dos captadores Wide Range haviam sido um sucesso especialmente no modelo Thinline (que possuia um corpo semi-escavado), a Fender® instalou o mesmo captador humbucker Wide Range num modelo de corpo sólido, modificou o design do escudo e criou novos controles de volume e tonalidade com quatro knobs (um volume + um tonalidade para cada captador). Estava criada, em 1972, a Telecaster® Custom.


Telecaster® Custom 72' (Foto: Fender.com.br)

Em 1973 foram feitas as últimas grandes atualizações nos modelos Telecaster®: a Thinline, a Custom e a Deluxe - que possuía dois captadores humbucker, um headstock de Stratocaster® e a opção de escolher entre hard-tail e tremolo.
Os anos 70 foram incrivelmente versáteis no uso da Telecaster®. Ela foi usada do rock progressivo ao punk, do jazz ao rockabilly, do blues ao pop. Prova viva de que ela, a primeira guitarra fabricada pela Fender®, foi realmente uma das invenções que revolucionaram a música.

Voltando para o Reino Unido, no final da década de 70, haviam mudanças radicais em andamento: o punk chegou e revolucionou comportamentos e sociedades e a Telecaster® ocupou espaço de destaque nessa revolução.


Joe Strummer e sua Telecaster® (Foto: Reprodução)

O vocalista e guitarrista Joe Strummer e o recém-criado The Clash fizeram seu primeiro show em 1976 abrindo para o Sex Pistols e Strummer portava sua maltratada Telecaster® modelo 1966. Essa é, inclusive, a guitarra que acompanhou o músico e a banda durante toda a trajetória do Clash pela história do punk.

The Clash - London Calling:

Os anos 80 e além?
A Telecaster® entrou na sua quarta década de vida nos anos 80 acompanhando o ritmo frenético das mudanças entre os estilos musicais, sempre nas mãos daqueles que fizeram história.

Led Zeppelin, Yes, Pink Floyd, The Clash, The Pretenders e The Police são algumas das bandas que usavam a Telecaster® como parte de sua produção artística durante anos.

The Police - Everything Little Thing She Does is Magic:

O recém-formado The Police havia estourado há pouco tempo no início da década de 80 graças a também recém-criada MTV que foi responsável por ampliar o alcance da música, tornando-a mundial. O trio formado pelo baixista e vocalista Sting, o baterista Stewart Copeland e pelo guitarrista Andy Summers emendou um hit após o outro, tendo Summers usado sua Telecaster® em boa parte da produção da banda ao longo dos anos.


Andy Summers e sua Telecaster® (Foto: Reprodução)

Nos Estados Unidos, o principal trunfo da Telecaster® foi em 1984 com o lançamento do sétimo álbum de estúdio de Bruce Springsteen, intitulado Born in the USA, sem dúvidas o maior sucesso do músico até hoje.

Bruce Springsteen - Born in the USA:

Como se sabe, a Fender® foi comprada em 1965 pela CBS e esse período é conhecido como "era CBS" (você pode saber mais sobre esse período lendo um pouco mais da nossa história, clicando aqui).

Durante a "era CBS" houve uma popularização dos instrumentos Fender® e eles puderam ser adquiridos por grande parte dos músicos da época. Mas como a empresa detentora da marca não tinha raízes no mercado de instrumentos musicais, a CBS teve dificuldades em entender e ajustar-se as necessidades do público.

Pensando em reinventar a Fender®, em 1981 a CBS contratou William "Bill" Shultz para ser o novo presidente da marca. Seu plano de negócios de cinco anos era baseado em aumentar a presença da Fender® no mercado, investimento em qualidade e imenso compromisso com pesquisa, inovação e desenvolvimento.

Quando a CBS, uma empresa de rádio e televisão, resolveu encerrar seus negócios em outros mercados - como o de instrumentos musicais - em 1985, Bill Shultz e um pequeno grupo de funcionários e investidores resolveram comprar a marca Fender®, salvando-a de um possível fim.

Surge então uma nova era, a de uma grande marca nas mãos de um pequeno grupo de pessoas determinadas a retomar a tradição de fazer instrumentos e amplificadores de qualidade: a Fender Musical Instruments Corporation (FMIC).

No começo, pela FMIC ter comprado somente a marca Fender®, não havia fábrica, funcionários e maquinário. Tanto é que os instrumentos da época de 1985/1986 foram produzidos no Japão por outros fornecedores.

Conforme já falamos na série de matérias produzidas recentemente, o ano de 1987 foi um marco na história da Fender®. Nesse ano, foram inauguradas a fábrica de Ensenada (Estados Unidos), a divisão Custom Shop e a linha American Standard. Por isso, começaram a surgir as versões americanas da Telecaster®, bem como sua versão Standard, fabricada em solo americano.

A Telecaster® voltou a ser vista novamente no início da década de 90, com a explosão do movimento grunge e nas mãos de bandas britânicas como o Radiohead e o Blur.

Radiohead - Creep:

Na década de 2000, a Telecaster® foi usada por diversos artistas em diversos estilos musicais -  desde o country (Brad Paisley, Keith Urban, Dierks Bentley) até o metal (John 5 e Jim Root - que inclusive possuem linhas signature da Fender®) e no indie (Frank Black, Franz Ferdinand, Bloc Party, Jimmy Eat World e inúmeros outros) entre outros gêneros.

Quando a Telecaster® fez seu 50º aniversário, a Fender Custom Shop celebrou com a introdução de uma edição limitada de 50 modelos Leo Fender Broadcaster em 2000 que incluía a assinatura de Leo Fender no headstock no lugar do logotipo padrão. Nesse ano também foi lançada a American Telecaster® Nashville B-Bender, que possui o exclusivo mecanismo B-Bender, desenhado em conjunto com Gene Parsons e Meridian Greene, permite bends na corda SI (B) quando se pressiona para baixo o strap da guitarra.

Desde então, a Fender® ofereceu uma grande variedade de modelos da Telecaster® que foram projetados para atender o estilo, a personalidade e o bolso de qualquer guitarrista. Além de muitos modelos signature e as guitarras da série American Vintage, a Fender® introduziu uma variedade de opções durante a última década. Alguns destes modelos incluem Classic Player (2006), Road Worn (2009) e American Special (2010), American Elite (2016) todos os quais mantiveram a Telecaster® na vanguarda da guitarra elétrica. Em 2017 a Fender® lançou a American Professional Telecaster® (como algumas outras linhas, também disponível para os canhotos) e a Telecaster Deluxe Shawbucker com design clássico e novos recursos inovadores.

Para conferir todos os modelos disponíveis no Brasil, clique aqui.

Grande parte da história da música foi construída com uma Telecaster® nas mãos. Seu visual e som ainda são instantaneamente identificáveis e, mesmo depois de 66 anos de seu lançamento, ela ainda é o instrumento de trabalho de inúmeros músicos em todo o mundo. A Telecaster® é um clássico original que permanece, simplesmente e mais do que nunca, indispensável.

Mais informações sobre toda linha de produtos disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Fender® no Brasil.

Curta & Compartilhe nas redes sociais:
Imprimir o artigo Enviar por e-mail
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.
Últimas Notícias
• 17/05/2017 Dicas para ingressar na indústria Musical, pelos artistas da Zildjian® Brasil!
• 17/05/2017 10 momentos icônicos da Stratocaster®.
• 11/05/2017 A história da Telecaster® - Final.
• 09/05/2017 Confira 14 vídeos inspiradores sugeridos pelo staff da Zildjian®.
• 04/05/2017 A história da Telecaster® - Parte 2.
• 27/04/2017 Algumas dicas para se treinar, quando falta motivação para os treinos!
• 27/04/2017 Quando tudo começou: a história da Telecaster®.
• 19/04/2017 Dicas para a compra do prato ideal!

+ notícias

Últimas do Twitter

PRIDE TV

Últimos vídeos enviados ao canal Fender® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal KORG® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Zildjian® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal VOX® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Gretsch® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Jackson® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal EVH® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Neutrik® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Audio-Technica®

SIGA NOSSAS MARCAS