NOTÍCIAS

Saiba um pouco mais sobre as Baquetas Zildjian®!

07/06/2017

Hoje falaremos sobre aqueles um par de itens que a primeira vista e para os mais leigos, sugerem ser um mero acessório, mas que não apenas se fazem essenciais na execução da atividade do baterista, como também influenciam diretamente na performance, seja essa durante um show ou até mesmo em um simples treino de prática e estudo...

Assim como os pratos Zildjian®, as baquetas também são fabricadas com os mesmos elevados rigores de qualidade. E foi a partir de 1988 que a Zildjian® se especializou na fabricação de baquetas a partir de uma nova fábrica equipada com modernas instalações no estado do Alabama - Estados Unidos. As baquetas Zildjian® passam por um processo seletivo bem diversificado, desde a escolha da matéria prima utilizada na fabricação ao estágio de finalização e acabamento, tudo acompanhado por um controle de qualidade rigoroso a fim de permitir que você expresse sua criatividade na sua total plenitude.

Equilíbrio, controle, sensação: estas são apenas algumas das muitas qualidades que fazem das Baquetas Zildjian®, a escolha perfeita para qualquer situação quando o assunto é desempenho e performance, independente do estilo musical.

Disponível em uma variedade de tamanhos, medidas e acabamentos, a seguir você confere algumas questões que abordam características como acabamento, modelos, especificações, processo de fabricação, e outras dúvidas que podem parecer apenas meros detalhes sobre as baquetas da Zildjian®, mas que influenciam e muito na execução da sua performance:

Como são fabricadas as baquetas Zildjian®?
O padrão "Zildjian Way" define como a Zildjian® fabrica suas próprias baquetas. O processo é todo controlado passo a passo, começando com o empilhamento e a secagem ao ar livre das placas de madeira. Quando essas placas estão praticamente secas, são introduzidas ao forno uma a uma. A secagem adequada evita a deformação durante todo o processo. As placas são cortadas em cavilhas e são inspecionadas durante todo o processo e emparelhadas por peso e medidas seguindo os padrões de qualidade Zildjian®.

Que tipo de madeira são fabricadas as baquetas Zildjian?
O Hickory é a madeira mais conhecida, pela robustez e maior durabilidade. A resposta sonora do Hickory soa muito bem nos tambores e ainda melhor nos pratos. Uma alternativa menos densa é o Maple. Seu peso leve proporciona uma ótima sensação para performances que exijam um volume mais controlado. O Birch também figura entre os destaques e é muito usado no Heavy Jazz e tem como principal característica uma incrível suavidade ao mesmo tempo em que oferece a sensação de uma pegada sólida.

Quais os tipos de pontas de baquetas e como elas afetam o som?
Ponta Gota (Teardrop): a superfície ligeiramente larga desta ponta extrai sons mais agudos dos pratos e tambores. Ponta Barril (Barrel): sua versatilidade e robustez cria um som cheio e profundo. Ponta Bolota (Acorn): a angularidade característica desse tipo de ponta produz uma resposta nos prato bem articulada e ao mesmo tempo tem o peso necessário para torná-la apropriada para estilos mais agressivos como o Rock. Ponta Redonda (Round): precisa e expressiva, estas pontas extraem sons mais cheios dos pratos, assim como sonoridades mais encorpadas dos tambores.

Quais as opçõs de acabamentos disponíveis nas baquestas Zildjian®?
Nossas baquetas possuem uma fina camada em verniz proporcionando uma pegada confortável, além de contribuir para o "grip" evitando que elas escorreguem. A linha de baquetas DIP são as que mais oferecem esse recurso. O modelo da linha Artist assinada por artista Kozo Suganuma também é uma opção muito recomendada quando o assunto é aderência e possui um visual exótico com seu acabamento texturizado. O modelo Artist assinado por Joey Kramer são indicados para aqueles que procuram baquetas sem verniz e com acabamento fosco. O modelo Artist assinado por Terri Lyne Carrington é indicado para aqueles que desejam o visual brilhante do verniz mas com uma pegada firme graças a seu acabamento fosco. A cera Zildjian® TWax também é uma ótima alternativa para aprimorar a sua pegada, oferecendo mais firmeza e auxiliando na segurança da sua performance, evitando que as baquetas escorreguem da sua mão.

O que é Anti-Vibe?
O modelo Anti-Vibe foi desenvolvido em parceria com uma autoridade no assunto, o Sims Vibration Laboratories, Inc. Essas baquetas contêm um dispositivo patenteado de amortecimento na ponta que reduz as vibrações das baquetas de maneira efetiva, tornando a tocabilidade muito mais confortável e fácil de controlar. As baquetas Anti-Vibe mantêm um conveniente acabamento envernizado que auxilia como tecnologia na absorção das vibrações. As baquetas Anti-Vibe também são recomendadas para uso em bateria eletrônica e pads de estudo, a fim de evitar vibração excessiva e auxiliando a atingir o ponto ideal a cada batida.

O que é DIP?
DIP® é um revestimento inovador que aplicamos em muitos de nosso modelos de baquetas. Desenvolvido através de uma extensa pesquisa e parceria com o percussionista Marc Quinones, este revestimento proporciona uma maior aderência na madeira. Os modelos Artist assinados por Trilok Gurtu e Marc Quinones possuem o revestimento DIP®.

Que tipo de ponta de baquetas devo usar: madeira ou nylon?
Essa é uma questão mais ligada ao que você prefere para determinada situação na performance. Em uma ligeira comparação: baquetas com ponta de nylon tendem a ter mais volume, rebote e produzem um ataque mais conciso e nítido nos tambores e pratos, enquanto que as baquetas com ponta de madeira produzem um ataque mais suave e orgânico. Então, não é questão de bom ou ruim, certo ou errado, e sim de achar o tipo mais apropriado ao seu estilo, setup de pratos e o tipo de resposta e ataque que você procura. Experimente e descubra o que funciona melhor para você na hora de tocar e em cada situação de performance.

Assista também o vídeo e aproveite para fazer um tour pela fábrica das baquetas Zildjian®:

Existem dois aspectos que definem os produtos Zildjian® além dos demais: o nível de paixão & dedicação investidos em tudo que a Zildjian® fabrica, e esses são os dois valores que a Zildjian® tem defendido por praticamente 4 séculos de história através de muito desenvolvimento, inovações e claro, musicalidade!

Mais informações sobre toda linha de produtos disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Zildjian® no Brasil.

Curta & Compartilhe nas redes sociais:
Imprimir o artigo Enviar por e-mail
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.
Últimas Notícias
• 20/09/2017 Conheça os novos Kits da Zildjian® para: Rock, Country, Gospel e Worship.
• 18/09/2017 Confira os votos de Aniversário dos 60 anos, pelos artistas VOX®!
• 05/09/2017 Conheça a nova série Zildjian® K Custom Special Dry!
• 05/09/2017 Conheça a série Fender® American Professional, as novidades e os modelos!
• 23/08/2017 Saiba quais são os Rides preferidos dos artistas Zildjian® Brasil.
• 23/08/2017 Conheça um pouco da mítica história por trás da origem da Gretsch® "Billy Bo".
• 09/08/2017 Série Zildjian® L80 Low Volume - testado, aprovado e "reinventado"!
• 08/08/2017 Conheça os modelos da nova série Fender® Offset!

+ notícias

Últimas do Twitter

PRIDE TV

Últimos vídeos enviados ao canal Fender® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal KORG® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Zildjian® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal VOX® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Gretsch® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Jackson® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal EVH® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Neutrik® Brasil
Últimos vídeos enviados ao canal Audio-Technica®

SIGA NOSSAS MARCAS